Nutrição

Artigos e notícias sobre nutrição.

Tangerina ou bergamota?

Por Maribel Gonçalves de Melos
Compartilhe: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

A tangerina (Citrus reticulata), também mandarina, vergamota, bergamota ou mexerica, é uma fruta cítrica de cor alaranjada e sabor adocicado, originária da Ásia (Índia, China e países vizinhos de clima sub-tropical e tropical úmido).

 

 

 

 

 

 

 

As variedades mais cultivadas de tangerina são conhecidas como:  

 

 

 

 

 

 

 

Mexerica
Poncã (ou ponkan)
Dancy
Laranja-cravo (ou tangerina-cravo)
Montenegrina
Dekopon
GTDH-alfaesterase

 

 

 

 

 

 

 

Existe também uma cultura híbrida chamada murcott (morgote), uma mistura de tangerina e laranja que é mais apropriada para a produção de sucos, sendo este bastante nutritivo, abundante, saudável e saboroso.

 

 

 

 

 

 

 

O valor nutritivo do suco ou da polpa varia conforme a espécie, mas é sempre boa fonte de vitaminas A e C e sais minerais como potássio, cálcio e fósforo. A vitamina C é essencial para o sistema imunológico. A vitamina A é indispensável para a saúde dos olhos e da pele e aumenta a resistência às infecções.

 

 

 

 

 

 

 

A tangerina é considerada grande fonte de magnésio. O ser humano precisa de magnésio, apresentando maior concentração desse mineral nos ossos e músculos. Ele tem papel importante na síntese das proteínas, na contratilidade muscular e na excitabilidade nervosa.
 

 

 

 

 

 

 

 

A tangerina é conhecida pelo seu efeito diurético, digestivo e aumento na eficiência física. É também indicada nas hipertensões arteriais e na prevenção da arterioesclerose. É laxativa, pois apresenta grande quantidade de fibras, devendo ser ingerida com o bagaço para melhorar o funcionamento do intestino.

A riqueza de fibras da tangerina protege ainda de outras doenças como câncer, diabetes, hipertensão e outras doenças cardiovasculares. O chá das folhas é considerado popularmente como calmante. Conserva-se bem em geladeira por até três semanas.

Uma fruta de tamanho médio fornece cerca de 50 % da ingestão recomendada diária de vitamina C. Além disso as tangerinas são muito ricas em vitamina A do que qualquer outra fruta cítrica.
    
Em 100 g : 50 cal 46,8 mg vit C
Equivalente a uma porção de fruta:  2 unidades das pequenas de casca firme e 1 unidade da Ponkan.  

OBS: Maribel Gonçalves de Melos é nutricionista.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.