Questão do Dia
Disciplina: Biologia
Data: 16/11/2025
(UPE 2011)
O reino protoctista agrupa organismos com origens evolutivas distintas. Inclui os protozoários e as algas. Associe corretamente alguns dos diferentes filos desse reino listados na parte A, com seus representantes distribuídos na parte B e suas respectivas características contidas na parte C.
Parte A
I. Chlorophyta
II. Euglenophyta
III. Foraminífera
IV. Phaeophyta
V. Sarcodina
VI. Zoomastigophora
Parte B
1. Algas marrons
2. Algas verdes
3. Amoeba proteus
4. Euglenoides
5. Foraminíferos
6. Trypanosoma cruzi
Parte C
A. Apresentam flagelos, que permitem a natação ou a captura de alimento. Possuem espécies de vida livre e parasitas.
B. Locomoção e captura de alimentos por meio de pseudópodes. Há espécies de vida livre e parasitas.
C. Multicelular; com parede celular composta por celulose e algina; substâncias de reserva laminarina.
D. Possuem esqueleto perfurado, de quitina ou de carbonato de cálcio.
E. Unicelular; sem parede celular; substância de reserva– paramilo.
F. Unicelular ou multicelular; substância de reserva amido; clorofilas a,b.
Assinale a alternativa que contém a associação correta:
A) I-1-F; II-4-C; III-5-B; IV-3-E; V-2-A; VI-6-D.
B) I-6-D; II-5-E; III-4-A; IV-3-B; V-1-C; VI-2-F.
C) I-4-A; II-3-B; III-2-E; IV-5-D; V-6-C; VI-1-F.
D) I-2-F; II-4-E; III-5-D; IV-1-C; V-3-B; VI-6-A.
E) I-5-C; II-6-A; III-2-E; IV-4-F; V-1-D; VI-3-B.
Resposta: D
I. Chlorophyta
São algas uni ou pluricelulares com milhares de espécies. O nome do filo deriva do grego khloros (verde) + phyton (planta). Apresentam como pigmentos a clorofila a e b, caroteno e xantofilas; sua substância de reserva é o amido. As clorófitas vivem principalmente em água doce e sua reprodução pode ocorrer por cissiparidade ou formação de zoósporo.
Ex.: Um exemplo de clorofícea são as algas marinhas do gênero Ulva, também conhecidas como alface-do-mar. (algas verdes)
II. Euglenophyta
O nome deriva do gênero Euglena viridis, a principal categoria representante. São algas unicelulares com paramilo como substância de reserva e presença de pigmentos do tipo clorofila a e b, carotenos e xantofilas; sem paredes celulares, apresentam uma membrana elástica com dois flagelos e, em alguns representantes, vacúolo pulsátil. Existem centenas de espécies de euglenóides. A reprodução se dá por cissiparidade (assexuadamente). A nutrição ocorre por fotossíntese, mas também por fagocitose. São encontradas principalmente em água doce.
Ex.: Euglenoides sp.
III. Foraminífera
São um grupo especial de rizópodes. Esses protozoários vivem na água salgada e são protegidos por carapaças muito bonitas, ricas em cálcio e silício.
Ex.: Foraminíferos.
IV. Phaeophyta
São algas pluricelulares, com aproximadamente duas mil espécies. O nome do filo deriva do grego phaios (marron) + phyton (planta), pela cor marron de seus representantes. Apresentam como pigmento a clorofila a e c, caroteno e fucoxantina; sua substância de reserva é a laminarina. A parede celular dessas algas apresenta celulose e ácido algínico. As feófitas são quase exclusivamente marinhas.
Ex.: Um exemplo é a Laminaria, conhecida como kombu na culinária japonesa. As grandes algas pardas são chamadas kelps. (algas marrons)
V. Sarcodina
Os Sarcodíneos são protozoários unicelulares que se locomovem e alimentam-se formando os pseudópodos. São encontrados na água doce e salgada e alguns são parasitas.
Ex.: Amoeba proteus
VI. Zoomastigophora
Os protozoários flagelados pertencem ao filo Zoomastigophora. Eles se movimentam através de flagelos em forma de chicote. Alguns flagelados são sésseis e usam o flagelo para capturar moléculas de alimento. Eles podem viver sozinhos ou associados formando colônias. Algumas espécies são parasitas, como o Trypanossoma cruzi