Leitura de rótulos
Você costuma ler os rótulos dos alimentos que compra? Os rótulos são importantes para que você saiba o que está levando para casa. Para conhecer um produto alimentício é necessário checar a lista de ingredientes e a informação nutricional que consta na embalagem.
A lista de ingredientes sempre estará descrita do ingrediente em maior quantidade no produto para o ingrediente em menor quantidade.
Neste exemplo acima, o ingrediente em maior quantidade é o milho, seguido pelo açúcar e demais ingredientes finalizando com o ácido fólico, ingrediente em menor quantidade e que aparece por último na lista. Outra informação que é importante e que sempre deve aparecer no rótulo é destinada aos alérgicos, descrevendo os principais ingredientes que causam alergia, e que deve aparecer logo após a lista de ingredientes.
Além disso,na embalagem de todo produto alimentício deve constar em destaque se contém glúten em sua receita.
Outro item fundamental é a tabela nutricional,que mostra a quantidade de calorias por porção, expressa em medida caseira, em gramas ou ml, ou em unidades (exemplo, 5 biscoitos).
A primeira informação da tabela é o valor energético, descrito em quilocalorias(kcal), e a seguir vêm os carboidratos, as proteínas e as gorduras totais,divididas em gorduras saturadas, insaturadas e trans. Também estão descritas a quantidade de fibras e sódio. Caso haja outros nutrientes, como vitaminas e minerais, estarão descritos após esses itens. Ao lado dessas informações temos o %VD (VD= valor diário), que é a quantidade em percentual que o produto contém de cada item, em relação à quantidade total que devemos ingerir por dia desse item. Na tabela acima : ao lado do item carboidrato consta 18%. Isso quer dizer que naquela porção há 18% do total de carboidratos que devemos ingerir no dia todo, com base em uma dieta de 2000kcal. (ver nota final)
Quem precisa controlar a ingestão de açúcar precisa ficar de olho na quantidade de carboidratos e checar o açúcar, que pode estar descrito na lista de ingredientes com outros nomes, como , por exemplo, glicose, sacarose, frutose, dextrose entre outros. Quem precisa controlar o sal, precisa ficar atento ao sódio na tabela nutricional.
As informações do rótulo estão lá para nos ajudar a fazer a melhor escolha. Por isso, fique atento!
Karla Dias Gonçalves de Araujo
Nutricionista - CRN: 18101606 – RJ