Nutrição

Artigos e notícias sobre nutrição.

Congelamento e descongelamento de alimentos

Planejar é fundamental
Compartilhe: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

Hoje em dia temos uma vida muito corrida, cheia de compromissos e cozinhar todos os dias se torna mais difícil por demandar tempo e disposição. Uma maneira de garantirmos uma alimentação saudável para nós e nossas famílias é deixar tudo semipronto e para isso, o planejamento é fundamental. Separando 3 horas em um dia da semana (pode ser sábado ou domingo) para cumprir esse objetivo você desafoga a semana inteira. As dicas a seguir vão ajudar você com esse planejamento.
 
Como congelar os legumes e verduras corretamente: 
• Separe os legumes e verduras de boa qualidade;
• Lave e depois higienize utilizando para cada litro de água, uma colher de sopa de água sanitária sem perfume por dez minutos e depois enxague;
• Pique da maneira que você vai consumir;
• Coloque em embalagens adequadas como potes plásticos, de vidro ou sacos; 
• Plásticos próprios para alimentos, em quantidades pequenas, ideais para uma porção, retirando o máximo de ar possível;
• Identifique com uma etiqueta contendo data de fabricação (que é a data que você estiver congelando) e data de validade (3 meses após o congelamento);
• Nunca recongele os alimentos;
 
Alimentos que não devem ser congelados: ovo com casca, maionese, chantilly, iogurte, pera, verdura de folha (que serão consumidas cruas), pudins em geral, tomate, batata, pepino, salsão, creme de leite, queijos cremosos, macarrão sem molho, cremes engrossados, entre outros.
 
As carnes vermelhas, bem como aves e peixes, devem ser limpas e as partes não comestíveis (como a gordura excedente) devem ser retiradas. Esses alimentos devem ser armazenados na quantidade em que serão consumidos.
 
Use pouco tempero ou deixe para temperar no momento do preparo. Caso opte por já deixar pronto, prefira grelhar em fogo alto, para selar todas as partes ou cozinhar e não exceda o tempo no fogo, já que os alimentos serão aquecidos novamente.

Antes de congelar legumes e verduras, adote a técnica de branqueamento, cujos passos você vê a seguir.
 
Branqueamento
Após a higienização dos legumes e verduras, corte-os do tamanho que irá consumir (rodelas, palitos, quadrados grandes ou pequenos etc.), coloque em uma panela água para ferver e em um outro recipiente água fria com gelo. Quando a água estiver fervendo coloque os vegetais a serem branqueados e deixe pouco tempo, deixando firme ao final. No caso da cenoura, são cinco minutos, para couve, 30 segundos. A seguir, retire e mergulhe na água gelada e deixe pelo mesmo tempo que você colocou na água fervendo. Depois escorra com a ajuda de uma peneira até retirar toda a água possível, coloque-os em embalagens adequadas, na quantidade a ser consumida em uma refeição e leve à geladeira. Após o  resfriamento total, coloque no freezer. No freezer seu alimento vai durar em média três meses e na geladeira três dias.
 
Descongelamento
Os alimentos devem ser descongelados sempre colocando o alimento no refrigerador ou em forno de micro-ondas sob embalagem adequada, pois o descongelamento em temperatura ambiente promove a proliferação de micro-organismos patogênicos, que podem causar infecções intestinais, doenças do trato gastrointestinal entre outras patologias.

Com esse planejamento você garante que sempre terá bons alimentos em casa e foge da tentação de comer “fast food” e comidas industrializadas que fazem tão mal para nossa saúde.


Karla Dias Gonçalves de Araujo
Nutricionista - CRN: 18101606 – RJ

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.