Coma frutas variadas no verão!
As frutas são alimentos saborosos, leves e fornecem diversos nutrientes importantes ao nosso organismo. Veja alguns exemplos:
Abacaxi
O abacaxi ajuda a digestão por conter bromelina, uma enzima que, em meio ácido, alcalino ou neutro, transforma as proteínas em partículas menores e mais fáceis de serem digeridas. A parte do abacaxi que apresenta maior teor de bromelina é o talo, por isso não deve ser desprezado.
Além disso, essa fruta é uma rica fonte de vitamina A, com quantidades úteis de vitamina B1 e B6, e ainda oferece uma boa quantidade de vitamina C (8,5 mg em 100 g). O abacaxi é também rico em potássio que, aliado a seu teor de açúcar, o torna excelente repositor das perdas de eletrólitos causadas pelo excesso de exposição ao sol ou exercícios físicos intensos.
Embora abundante em fibras solúveis, ao ser cozido, o abacaxi perde grande parte de suas fibras e enzimas.
Para verificar se a fruta está madura, retire uma de suas folhas: se sair com facilidade é porque está pronta para ser comida. Evite as que têm manchas escuras.
Quanto se pode comer? Abacaxi de terra de areia: ½ unidade serve como uma porção de fruta; Abacaxi comum: aproximadamente 2 rodelas grossas. Cada 100 g contém 52 cal.
Ameixa
A ameixa tem baixo valor calórico e alto teor nutricional pois, devido a sua cor roxa, fornece antocianinas, substâncias altamente antioxidantes que protegem as artérias, mantendo-as flexíveis. As ameixas são boa fonte de fibras, como a celulose e a pectina, o que facilita o trânsito intestinal. Além disso fornecem boas quantidades de diversos nutrientes: vitamina C, potássio, riboflavina e tiamina. Mas ao comprá-las, verifique o brilho da casca e se a fruta está levemente macia. Uma unidade grande contém 54 cal .
E a ameixa seca? Seu valor calórico é mais alto (4 unidades fornecem em torno de 80 calorias), além de conter mais açúcar. Nem todas as ameixas frescas podem ser transformadas em ameixas secas. Só são dessecadas as frutas de ameixeiras que tenham polpa firme e teores altos de açúcar e acidez. Isto permite que a fruta seja seca sem fermentar, caso o caroço não seja retirado.
As ameixas secas são muito utilizadas na prevenção e tratamento da prisão de ventre devido à abundância de fibras e porque contêm um laxativo natural chamado isatina. Podem ser úteis como lanche.
A manga não é muito calórica se pensarmos na saciedade que ela proporciona em função do seu teor de fibras e do seu sabor doce. Também faz parte das frutas alaranjadas e, portanto, é excelente fonte de betacaroteno e vitamina C. Boa fonte de vitamina E e niacina, além de alto teor de potássio e ferro. Muito versátil, pode ser consumida ao natural, em sucos, com iogurte, como sorvete ou mousse ou ainda incluída nas saladas, dando um toque exótico. Na hora de comprar observe: a casca macia, pode se apresentar verde, amarelada e com manchas rosa ou vermelhas. Quando está madura cede a uma pressão suave e apresenta fragrância forte e doce no local onde se inseria o pedúnculo. Rejeite frutas machucadas, duras ou moles demais. O melhor é que elas amadureçam à temperatura ambiente. Composição nutricional: em 100 g Em média: 60 cal e 2,6 g de fibras (sendo sua maior parte de pectina) Carboidratos: 15 g Vitamina A: 220 UI (quase o dobro de vitamina A recomendada) Vitamina C: 43 mg (sendo maior nos frutos mais maduros) Vitamina B1: 51 mcg Vitamina B2: 56 mcg Cálcio: 2 mg Fósforo: 21 mg
Uvas
Um bom motivo para consumir uvas é o papel que tem os bioflavonoides e outros elementos químicos na prevenção de doenças. As cascas das uvas pretas e róseas contêm resveratrol, um pigmento vegetal que regula os níveis de colesterol, melhorando a elasticidade das artérias. Para um bom aproveitamento dos flavonoides da uva se indica o consumo de um a dois copos, por dia, de suco de uva orgânico (os industrializados perdem boa parte dessa substância).
Esta fruta apresenta ainda alto teor de pectina, ferro, potássio e vitamina C. Um cacho médio corresponde a uma porção de fruta (80 cal). Da uva Dedo de Dama, doze bagos equivalem a uma porção de fruta (80 cal).
E as passas de uva? Para produzir um kg de passas de uva são necessários mais de 4 kg de frutas frescas. As passas têm grande concentração de nutrientes e calorias. Podem ser usadas para dar um toque especial a alguns pratos salgados e saladas e ainda podem ser úteis para matar a vontade de comer doces. Mas não exagere, pois duas colheres de sopa equivalem a uma porção de fruta, igual a 80 cal.
Aproveite a temporada e desfrute das frutas, sempre diversificando para usufruir a variedade de nutrientes que cada uma oferece.