Brotos
Por Maribel Gonçalves de Melos
Os brotos oferecem boa quantidade de minerais (cálcio e magnésio), de vitaminas (ácido fólico e vitamina A), e de substâncias bioflavonóides (um deles é o coumestrol), que são antioxidantes naturais produzidos pela planta como mecanismo de proteção e que atuam em nosso metabolismo combatendo os radicais livres, responsáveis pelos desgastes das células.
Os brotos de alfafa, trevo, rabanete e brócoli podem ser consumidos in natura, com tempero a gosto. No caso específico do broto de Mung bean (Moyashi), aconselha-se, antes de fazer qualquer tipo de prato, colocá-lo em água fervente por um minuto, escorrer rapidamente e passá-lo sob a água fria da torneira.
Dessa forma, o broto torna-se de um branco mais transparente, sem perder a textura crocante, e fica com um paladar mais agradável, pronto para ser usado nas saladas, num refogado de legumes e carnes picadinhas. Quando crus, é aconselhável mantê-los no saquinho plástico, na geladeira.
Para produzir brotos comestíveis de alfafa, feijão moyashi, rabanete, brócoli, mostarda, cebola, repolho etc, são necessárias SEMENTES e ÁGUA. Não são utilizados adubos ou agrotóxicos, o que nos garante o consumo de um produto limpo, higiênico, 100% orgânico, de alto valor nutritivo, com bom teor de fibras e muito prático, pois não precisa ser higienizado para ser consumido.
100 g de broto de alfafa contém 29 cal. Veja a composição de nutrientes :
3.99 g proteínas
1,64 g de fibras
0,69 g gorduras
32 mg de cálcio
27 mg de magnésio
79 mg de potássio
6 mg de sódio
0,92 mg de zinco
36 mcg de ácido fólico
155 UI vitamina A
OBS: Maribel Gonçalves de Melos é nutricionista.