A verdade sobre o chocolate
O produto derivado do cacau mais comum é o chocolate e a verdade é que o cacau possui diversos benefícios para nossa saúde, porém temos que ficar atentos para o que estamos comendo e a quantidade.
Para avaliarmos se um chocolate é bom ou não precisamos analisar a informação nutricional do produto. Cacau ou massa de cacau deve ser o primeiro ingrediente da lista. Também devemos checar a quantidade de ingredientes: quanto menos, melhor. E, finalmente, a quantidade de cacau: para obtermos os benefícios, o chocolate deve ter cerca de 70% de cacau ou mais.
E a quantidade? Uma porção adequada gira em torno de 25 a 40g por dia do chocolate ou duas colheres de chá de cacau em pó e se possível consumir junto a refeições volumosas (almoço ou jantar).
Os principais benefícios que o cacau proporciona:
Chocolate ajuda no emagrecimento – Estudos indicam que o consumo adequado de chocolate (70% ou mais de cacau) resultou em redução da circunferência da cintura.
Trata disbiose (desequilíbrio da flora intestinal) – O chocolate amargo exerce efeitos prebióticos, por sua capacidade de reestruturar a diversidade e abundância de bactérias intestinais.
Tem efeito anti-inflamatório – O chocolate amargo é rico em flavonoides, que destroem radicais livres que causam a inflamação.
Reduz fome e vontade de doces – Estudos demonstraram uma redução da fome e desejo por doces, por ter a redução da velocidade de absorção do carboidrato. O consumo regular de cacau também ajuda a proteger as células que produzem insulina e em consequência diminui a resistência à insulina, prevenindo o diabetes.
Melhora o humor – O chocolate amargo melhora o estado emocional negativo através do eixo intestino-cérebro e é considerado um antidepressivo natural porque libera endorfina no cérebro que é responsável pelo sentimento de bem-estar e prazer.
Previne anemia – Cacau é rico em ferro e seu consumo regular pode ajudar a prevenir a anemia, já que o ferro é essencial para a formação da hemoglobina.
Previne a demência – O cacau é rico em teobromina, que é um composto com atividade vasodilatadora, favorecendo a circulação de sangue para o cérebro, ajudando a prevenir doenças neurológicas como demência e Alzheimer.