Menino não Entra

Você tem medo de dentista?

É preciso superá-lo para o bem da sua saúde!
Compartilhe: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

A visita ao dentista é motivo de preocupação para muita gente, incluindo-se aí até os adultos! O medo de sentir dor tira o sono e deixa apreensivo quem considera uma ida ao consultório o pior dos programas. É claro que ouvir aquele barulhinho irritante por alguns minutos é chato demais, mas é preciso lembrar da importância da saúde bucal. Alguns preferem esquecer completamente e só visitam o dentista quando começam a sentir dor: aí já é tarde demais, e certamente as consultas serão ainda mais desagradáveis...

Para quem ainda tem dentes de leite ou está “banguela”, a consulta é importante para assegurar o crescimento correto, além de ouvir o profissional falar sobre os melhores métodos de higiene.

O que faz o dentista? O dentista é um médico especializado na saúde da boca. É importante visitá-lo a cada 6 meses, para saber se seus dentes e gengivas estão bem cuidados. Ele também irá checar se seus dentes estão crescendo corretamente.


Assim que você chegar e sentar naquela cadeira grande e confortável, ficando quase deitado, ele utilizará um espelhinho para saber como anda a situação dentro da sua boca, por isso é sempre recomendável escovar os dentes ou bochechar antes da consulta.

Ele (ou ela) deve ser uma pessoa em quem você confie e seja compreensiva com seus medos, permitindo qualquer tipo de pergunta. Geralmente o mesmo profissional nos acompanha por muito tempo, então escolha bem o seu para garantir uma parceria saudável e duradoura. Converse com seus pais e não tenha vergonha de dizer o que pensa sobre a pessoa indicada por eles.

E como lidar com o medo?
O chiado do “motorzinho” é a razão apontada por 9 entre 10 pessoas para justificar o receio de ir ao dentista. Se você é um dos que tem muito medo daquele barulhinho chato, experimente fechar os olhos durante toda a consulta. Você não vai ver o que o dentista está fazendo e ficará menos nervoso, afinal, muitos daqueles aparelhos são assustadores mas não causam dor. Quanto ao barulho irritante, não solução: é preciso acostumar-se e torcer para acabar logo.

Pergunte sempre ao dentista o que ele irá fazer e peça explicações detalhadas. Desta forma, você vai entender cada passo da consulta e saber porque os cuidados são necessários. Muita gente ainda não sabe o que é o tártaro e desconhece como as cáries se formam.

Novidades? Não tenha medo
Durante um tratamento, o dentista pode pedir algumas novidades que você ainda não conhece. O Flúor serve para aumentar a resistência dos dentes e prevenir as cáries. A aplicação não dói e é importante para sua saúde.

Os exames de raio-X também são bastantes requisitados, mas também não é preciso ter medo. O dentista vai pedi-lo apenas para certificar o nascimento e o crescimento correto dos dentes. Este exame também é muito útil para detectar cáries ou outras pequenas cavidades que escapem de sua visão no consultório.

Aparelhos ajudam a complementar o serviço
Os dentistas podem ou não trabalhar em conjunto com outros profissionais, também escalados para garantir um sorriso perfeito para você. Alguns exemplos são as fonoaudiólogas e os ortodontistas, que fazem os famosos “aparelhos”.

O ortodontista é um especialista na correção da posição de seus dentes. Se eles estão crescendo um pouco tortos ou fora de seu lugar correto, um aparelho dental irá corrigi-los. Você provavelmente conhece alguém que já o usa, seja o modelo móvel (pode ser removido nas refeições e para escovação dos dentes) ou o fixo, que como o nome diz deve ficar em sua boca até o fim do tratamento.

Agora que você conheceu alguns detalhes e desvendou outros mistérios dos dentistas, não precisa ter medo. Afinal, um sorriso bonito é seu cartão de visitas!

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.