Nutrição

Alimentação e imunidade

Qual é a relação?

Quando pensamos em dar uma turbinada na nossa imunidade, logo vem à cabeça: Preciso melhorar minha alimentação! 
Mas, esse pensamento está correto?
Sim!

As vitaminas e minerais encontrados nos mais diversos alimentos são fundamentais para nossa saúde. Quando falamos de infecções, virais ou bacterianas, e outras patologias devemos estar com a imunidade alta para nosso corpo reagir e combater rapidamente esses invasores e restabelecer nossa saúde.

Os alimentos “in natura” ou minimamente processados possuem nutrientes e fitoquímicos com propriedades protetoras, antioxidantes e anti-inflamatórias, melhorando assim a nossa imunidade. Podemos destacar entre esses nutrientes, a vitamina A e os carotenoides presentes nos ovos, verduras e legumes verde-escuro ou amarelo-alaranjados e no fígado.

Vale ressaltar a importância da vitamina C presente na laranja, acerola, goiaba, caju entre outras frutas cítricas e outros vegetais crus. Os minerais, como zinco, presente nas carnes vermelhas, fígado, mariscos, ostras, castanhas e ovos e o selênio, presente na castanha do brasil e em peixes como a sardinha e o salmão e na farinha de trigo integral, o ômega 3 encontrado em peixes como a sardinha, atum e salmão, além dos laticínios probióticos são excelentes para aumentar nossa imunidade.


Também podemos contar com alguns temperos e especiarias nessa guerra para aumentar nossa imunidade. A cúrcuma ou açafrão da terra tem ação anti-inflamatória, antioxidante e antibacteriana, o gengibre, além de eliminar bactérias nocivas, ajuda a aumentar as defesas do organismo. Podemos contar com a cebola e alho que além de agregar sabor às nossas preparações também são anti-inflamatórios, antibacterianos e antifúngicos e finalmente o mel e o própolis que têm ação antioxidante, antimicrobiana, antiviral, antibacteriana, anti-inflamatória e combatem as bactérias que atacam diretamente o sistema respiratório. Bom demais não?

Além disso, não esqueça de beber água, em torno de 2 litros por dia, pratique atividade física, procure tomar sol, de 15 a 30 minutos por dia e durma bem. E tendo algum problema de saúde, procure um médico, pois com saúde não se brinca.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.