Nutrição

As cores e os benefícios dos alimentos

Quanto mais colorido seu prato, mais saudável ele é.

Seguramente você já escutou que quanto mais colorido seu prato, mais saudável ele é, e esta afirmação está certíssima, os compostos fito químicos que são responsáveis pela cor dos alimentos trazem vários benefícios para nosso corpo, nos ajudando a prevenir e combater diversas doenças.

Vermelho

O licopeno é uma substância que age como antioxidante e é responsável pela cor vermelha do morango, tomate, melancia, caqui, goiaba vermelha, framboesa, cereja. A principal atividade funcional do licopeno é a prevenção do câncer de próstata. Por serem repletos de antioxidantes,os alimentos de cor vermelha ajudam a combater o envelhecimento da pele, câncer e combatem inflamações e também são ricos em vitaminas A e C, e em minerais como potássio e cálcio. 

Branco
   
Os alimentos de coloração branca são ricos em um grupo específico de compostos fenólicos denominados flavonoides e possuem a função de regular o intestino,pois contêm mais fibras que os outros alimentos. Alguns exemplos são: a batata com casca, couve-flor, cogumelo, banana e feijão branco que também contém mais fibras que outros alimentos. O alho e a cebola melhoram a resistência imunológica e são antioxidantes.

Roxo, preto e azul

As frutas e vegetais de cor roxa, preta e azul contêm os pigmentos chamados antocianinas. As antocianinas são antioxidantes capazes de retardar os sinais de envelhecimento e atuar na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis como o câncer. Além disso, auxiliam a função cognitiva, sendo interessante para a prevenção de doenças neurodegenerativas como Alzheimer. Neste grupo temos o mirtilo, açaí, jabuticaba, ameixas, entre outros.


Verde

Os alimentos de cor verde como os vegetais folhosos, o pimentão, o salsão e as ervas contêm cálcio, clorofila, vitamina C e vitamina A, substâncias que desintoxicam as células, inibem radicais livres, têm efeito anticancerígeno, ajudam a proteger o coração, protegem o cabelo e a pele, melhoram o sistema imunológico, são importantes para os ossos e contração muscular.

Marrom

As fibras e vitaminas do complexo B e E são, principalmente, encontradas nas nozes, aveia, castanhas e cereais integrais como arroz, trigo e centeio, melhoram o funcionamento do intestino, Combatem a ansiedade e a depressão, previnem o câncer e as doenças cardiovasculares.

Amarelo ou laranja

São ricos em betacaroteno, fundamental para a manutenção dos tecidos e cabelos e em vitamina C. Participam da ação do colágeno e têm ação antioxidante contra os radicais livres. Também beneficiam a visão e fortalecem o sistema de defesa. Alguns desses alimentos também são capazes de prevenir o câncer de mama. Exemplos: mamão, cenoura, laranja, milho e abóbora.

Um prato colorido, não é apenas bonito, mas traz benefícios para nossa saúde. Portanto, garanta uma alimentação variada, incluindo os alimentos de todos os grupos e cores que você garantirá o equilíbrio nutricional.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.