Nutrição

Sono e emagrecimento

Qual a ligação?

Dormir é bom demais e está, inclusive, entre os maiores prazeres apontados pelas pessoas. No contexto atual, vida urbana, estresse e os problemas inerentes ao estilo de vida,  esse momento de descanso e prazer tem ficado cada vez mais comprometido. A diminuição das horas de sono tem se tornado cada vez mais comum e é  apontada pelos pacientes em consultório, no dia a dia com amigos ou em qualquer bate papo despretensioso, com o comentário  “não estou dormindo bem”, não é mesmo?

Todos sabemos que basta uma noite mal dormida para sentirmos as consequências no nosso corpo: irritabilidade, sono fora de hora, aumento da sensação de fome e desânimo são comuns.


Vários estudos têm sido produzidos relacionando o padrão habitual de sono e a obesidade. Alguns destacam que uma duração de sono menor que 6 horas é associada a um IMC(índice de massa corporal) elevado e à própria obesidade. E não adianta dormir 12 horas se o seu sono não é um sono de qualidade. Dormir bem é essencial para garantir sua qualidade de vida, bem-estar e, claro, ajudar seu corpo no processo de emagrecimento.

Isso quer dizer que se você não dorme bem, acaba tornando seu processo de emagrecimento mais difícil e demorado. Quem não tem uma boa qualidade de sono, produz menos hormônio da saciedade(leptina), produz mais hormônio que dispara a fome(grelina), produz menos GH, que é muito mencionado por ajudar as crianças a crescerem(hormônio do crescimento) e é também considerado o hormônio reparador do sono. O GH é produzido em maior quantidade durante o sono, e é importante para quem quer perder peso, pois estimula a redução da gordura corporal, a manutenção da quantidade de massa magra e a renovação celular, além de melhorar o funcionamento do sistema imune.

É por isso que ter um sono de qualidade é a base para uma vida saudável. Além de tudo isso, dormir bem faz com que nosso cérebro funcione melhor, aumentando nossa performance mental. 

A boa notícia é que você pode melhorar a qualidade do sono seguindo algumas orientações simples:
- Deite 1 hora antes do horário que pretende dormir;
- Tome um banho morno/quente perto da hora de deitar-se;
- Evite TV e outros aparelhos eletrônicos perto da hora de dormir;
- Tome uma xícara de chá de camomila, erva cidreira, capim limão e de maracujá;

Caso os sintomas persistam procure orientação médica, dormir bem é fundamental.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.