Nutrição

Compulsão Alimentar

Como identificar?

A compulsão alimentar é um distúrbio alimentar e é caracterizada pela ingestão exagerada de alimentos. O paciente chega a comer até passar mal, as visitas de madrugada à geladeira também costumam ser frequentes. Durante as crises, o paciente come sem ter fome e rápido demais e muitas vezes em um curto espaço de tempo. Usualmente os episódios de compulsão são acompanhados de culpa e muita angústia e não é incomum que o paciente procure um local e coma escondido.

Você pode ter lido isso e ter pensado, “eu como muito, repito minha refeição e como chocolate toda noite, acho que tenho compulsão alimentar”. A compulsão alimentar vai muito além disso e precisa ser diagnosticada por profissionais da saúde mental (psicólogos ou psiquiatras) e tratada por uma equipe multidisciplinar (clínico geral, endocrinologista etc.) e o nutricionista tem papel fundamental nesse tratamento. 

Os riscos para saúde são muitos, sendo a obesidade como o maior deles. Cerca de 75% dos pacientes com esse distúrbio são obesos, mas podemos destacar também, cálculo renal, diminuição da capacidade respiratória, gastrite, hérnia de disco, diabetes tipo 2, hipertensão, gastrite, entre outros.


Para prevenirmos o aparecimento dessa patologia podemos usar estratégias bem simples como:
- Manter um horário fixo para as refeições;
- Evitar intervalos longos entre as refeições. Que tal comer de 3 em 3 horas?
- Mastigar mais vezes e mais devagar;
-Ter uma alimentação equilibrada, rica em fibras, praticar exercícios regularmente e ter boas noites de sono.

É preciso destacar que essa doença atinge homens e mulheres acima do peso ou não e em qualquer idade. Afastar pensamentos ruins que levam à compulsão é difícil, mas não impossível. Trabalhe sua autoestima e busque ajuda quando perceber que seus hábitos alimentares estão fugindo do usual e que estão atrelados aos sentimentos de fuga para os problemas. A compulsão alimentar tem tratamento e cura. Portanto, não fique sozinho nessa.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.