Nutrição

Saúde intestinal

O que podemos fazer para preservá-la?

Você já reparou que quando não evacuamos ficamos mal humorados? Além disso, quando o intestino não está saudável nós não absorvemos corretamente os nutrientes, vitaminas e minerais e também não conseguimos emagrecer.  

Chamamos de microbiota intestinal, ou flora intestinal, ao grupo de bactérias que vivem no nosso intestino e que são responsáveis pela digestão e por monitorar o desenvolvimento de microrganismos que causam doenças. A microbiota é considerada por alguns cientistas como um órgão adicional do corpo humano, tamanha sua importância. Várias doenças já foram associadas ao mau funcionamento intestinal, como alergia e asma, doença celíaca, câncer de colón, diabetes tipo 1 e 2, infecções gastrointestinais, diarreia associada a antibióticos, enterocolite necrosante, obesidade, artrite reumatoide, entre outras.

Por isso, a saúde intestinal é tão importante. E o que podemos fazer para preservá-la? Anote aí: 

Beber água - O consumo adequado de água contribui para o funcionamento intestinal e eliminação de toxinas.
Ingerir alimentos ricos em fibras – frutas frescas e secas, cereais integrais (farelo de aveia, linhaça, pão integral, arroz integral, etc.), leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha, etc.) e hortaliças (berinjela, brócolis, vagem, escarola, alface, rúcula, etc.) devem fazer parte da alimentação diária.

Ingerir probióticos – Encontrados em iogurtes, leites fermentados e em vários outros produtos alimentícios, quando são ingeridos em quantidade suficiente, exercem efeitos benéficos sobre a flora intestinal, melhorando o hábito intestinal, entre outros benefícios. 

Iniciar o dia com um bom café da manhã. Isso tem relação direta com o bom funcionamento intestinal. O corpo emite um sinal chamado reflexo gastrocólico, que “avisa” o intestino para iniciar seu trabalho diário.

Mastigar lentamente – Tente mastigar lentamente os animais, tomando consciência do que está comendo.

Fracionar as refeições ao longo do dia – Acostume-se a fazer cinco refeições diárias. 

Uma vida saudável passa por um intestino saudável. Se você tem dificuldades de evacuação, aqui vai a receita de um suco que pode ajudar:

 

Sugestão de Suco Laxativo
1/2 mamão papaia sem sementes e sem casca
1/2 copo de suco de laranja
4 ameixas pretas sem caroços
Bater no liquidificador ou mix, adicionar gelo. A laranja pode ser substituída por 2 fatias de abacaxi.

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.