Nutrição

Quem está em dieta pode comer oleaginosas?

Por Maribel Gonçalves de Melos
Uma dúvida muito comum

Toda a vez que comento com algum paciente sobre o consumo de nozes, castanhas e amêndoas, a pergunta é sempre a mesma: “Mas não é calórico demais para quem faz dieta?”
 

Sim, as oleaginosas são  bastante calóricas, mas fornecem excelentes nutrientes que podem auxiliar no emagrecimento. Portanto, quando consumidas com cautela, são boas opções de lanches e podem reduzir o índice glicêmico das frutas, além de serem alternativa para quem não pode consumir farináceos. 
 
Como incluir nozes e sementes na dieta?

 

•  Coma-as no lugar de outros alimentos, substituindo pão, biscoitos ou salgadinhos.
•  Adicione nozes, pecãs, macadâmias ou castanhas, a pães e bolos caseiros evitando comê-los com manteiga ou nata.
Dessa forma consumirá gorduras mais saudáveis. 
• Acrescente-as nas saladas no lugar dos croutons e da batata palha, sendo estes últimos ricos em gordura trans. 
• Utilize-as no lugar da proteína animal, podendo fazer parte do preparo do arroz e de  pratos com vegetais e saladas.
• Use-as  como lanche no meio da manhã, caso costume almoçar muito tarde, evitando ficar mais de 4 horas sem comer nada.
• Use-as no lanche da tarde junto a uma porção de fruta natural, reduzindo o índice glicêmico desta fruta e prolongando a saciedade.  

Na hora de beliscar, naqueles momentos em que precisa de algo que possa ser mastigado, elas podem ser usadas no lugar de biscoito, sem oferecer açúcar e gordura vegetal.