Nutrição

Cuidados com a COMEmoração!

Como lidar com dias festivos?

Como lidar com dias festivos

Por Maribel Melos

Refiro-me àqueles dias em que as pessoas pensam o tempo todo no preparo ou na compra de coisas gostosas, reunindo parentes e amigos para comer bem, pois afinal é Dia de COMEmoração.

Não é porque queremos manter a forma que estes dias deixam de existir. Também não é possível deixar de participar. Portanto, o melhor é aprender a lidar com a situação, usando algumas estratégias.

Como fazer na véspera de dias festivos

Faça refeições de menor valor calórico: sopas com legumes e carne magra ou salada completa (vegetais e proteína), grelhados com salada. Consuma, no mínimo, três porções de fruta, com o objetivo de manter a glicemia (taxa de açúcar no sangue) equilibrada. Coma em intervalos regulares, fazendo os lanches recomendados.

Mas, se o dia anterior também for festivo, e nada disso for possível, não se desespere! Deixe estas recomendações para o DAY AFTER. Segunda sempre é um bom dia para fazer a dieta direitinho.

Como fazer no dia da festa

- pela manhã

Inicie o dia com alimentos saudáveis. Se acordar muito tarde, coma apenas uma fruta e tome um iogurte. Caso acorde antes das 11 horas, é melhor tomar o café da manhã como costuma fazer diariamente, incluindo fruta e cereal ou pão light. As refeições de final de semana costumam começar muito tarde e se estiver com muita fome, certamente o exagero vai começar por aí.

- no almoço (se o evento for no jantar, altere de acordo com o indicado)

Escolha aqueles alimentos que estejam fora do seu hábito e realmente sejam imperdíveis, mas:
- coma devagar e mastigue bem para saborear o que está comendo;
- sirva-se de salada que ajuda a acelerar a queima calórica e reduz a absorção;
- tente sempre que possível combinar proteína e carboidrato, porque dá bastante saciedade;
- evite abusar dos molhos, pois eles contêm muita gordura;
- e, lembre-se: uma porção de cada coisa, uma só vez, é o ideal!

- sobremesa

Escolha a mais gostosa e sirva-se de uma boa porção (aquela que satisfaça) ou se houver mais de uma de sua preferência, sirva-se de um pouquinho de cada. Mas não repita! A sobremesa substituirá o lanche da tarde, mas, se mesmo assim sentir fome, coma frutas.

- no jantar

Aqui o ideal é compensar com uma sopa legumes e 2 torradas ou apenas fruta com iogurte e cereal. Outra opção é uma salada variada.

Procure  prestar bastante atenção em si mesmo para não se deixar levar pela folia e ir comendo sem parar. Mantenha a marcação!

OBS: Maribel Gonçalves de Melos é nutricionista.P>