Nutrição

Eu mereço!!!

Você tem aplicado essa expressão de maneira adequada?

É muito comum escutar essas frases de pacientes e até mesmo em conversas pessoais e informais. Mas essas são palavras danosas para o resultado das dietas e bem-estar das pessoas de maneira geral. Leia e veja se você se identifica ou reconhece alguém que fala assim:
“Eu mereço comer porque estou muito cansada”.
“Eu mereço comer porque consegui me alimentar direito a semana todinha”.
“Hoje é sábado e eu mereço tomar uma cervejinha e comer uma pizza”.
“Corri o dia todo (trabalhei, estudei, arrumei a casa), consegui chegar a tempo do aniversário do meu sobrinho, vou comer o bolo e todos os docinhos e salgadinhos que me oferecerem, afinal eu mereço”.
“Hoje foi ótimo no trabalho, vou passar na padaria e comprar salaminho, pães, uma torta, pastinhas e tudo que eu tiver direito para acompanhar com uma garrafa de vinho. Eu mereço comemorar”.

Sim, o dia a dia é cheio de altos e baixos, acordamos bem, acontece algo no trabalho que nos desanima, ou algum problema em casa, fura um cano, a geladeira estraga, enfim, acontece de tudo e temos que ter equilíbrio para lidar com tudo isso, mas o que acontece normalmente quando nos aborrecemos é que ativamos o mecanismo de compensação e ele geralmente está ligado à alimentação. Também ativamos esse mecanismo em situações de realização. Assim,  quando estamos felizes também usamos a frase “eu mereço”, conquistei minha promoção, eu mereço ir a churrascaria  rodízio. 

Esse mecanismo de compensação(felizes ou tristes) ligado à alimentação, também vem acompanhado da culpa após o exagero ser cometido. Ter refeições fora do planejamento alimentar é normal e está dentro do contexto de uma vida saudável. Essas refeições fora do planejamento também podem e devem ser combinadas com seu nutricionista para que tudo ocorra da melhor maneira sem prejudicar a evolução da estratégia alimentar.


Precisamos desvincular nossa alimentação nesse contexto de merecimento. Esse vínculo de sentimentos nos faz lidar com a alimentação como se fosse uma recompensa, se algo ruim acontece eu como o que gosto, se algo bom me acontece eu também me recompenso com comida e bebida e isso pode prejudicar demais seu processo de emagrecimento. É provável que você não fique em um pedaço de bolo e daí vem outra frase perigosa “já que”, já que eu comi um pedaço, vou comer outro e outro, e já que eu comi o bolo e já saí da dieta vou comprar uma pizza para jantar e por aí vai e ganhar peso é muito mais fácil que perder.

Procure lembrar que a recompensa que você está buscando é emagrecer e o que de fato você merece é ter o corpo que deseja e tem se esforçado para conquistar, usar um biquini sem sentir vergonha, voltar a usar a calça jeans que você tanto ama e está guardada no armário, ter sua autoestima resgatada e saúde alcançada. É isso que você merece. Mude o modo de pensar que seu resultado virá.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.