Nutrição

Planejamento alimentar

Confira 10 dicas para não furar seu

1) Estabeleça uma rotina, planeje e organize seu dia, sua semana. Sem uma rotina você vai estar sempre sendo pego de surpresa e vai acabar ficando com fome sem ter uma opção adequada à mão.

2) Desenvolva habilidades básicas na cozinha. Aprenda a preparar um arroz, cozinhar, refogar e temperar legumes, verduras, carnes e ovos. Tornar sua dieta saborosa sem dar trabalho, ter independência na cozinha reduz suas escapadas.

3) Descubra quais exceções valem realmente à pena e quais não. Será que de fato você está com vontade ou é apenas um hábito antigo ou preguiça de cozinhar. Crie uma cota, lembre-se que uma exceção é uma refeição e a distribua ao longo do mês: 1 refeição durante a semana, 1 refeição no fim de semana, por exemplo.

4) Ao escolher sua refeição “exceção” tenha em mente que provavelmente ela é pobre em proteína, fibras, vitaminas e minerais e rica em carboidrato ruins e gordura. Então, antes de comer essa exceção procure fazer sua refeição anterior cheia de vegetais e proteínas magras para dar o suporte de nutrientes e saciedade. Escolha bem sua exceção, faça escolhas inteligentes e evite exageros.

5) Quando tiver uma real vontade de comer algo coma o que você tem vontade e não similares. Se sua vontade for de brigadeiro tradicional provavelmente não irá matar sua vontade comendo um feito de banana, o que vai acontecer é que sua vontade só vai aumentar e ao invés de comer 1 brigadeiro, você vai comer 2 feitos de banana e 5 tradicionais, ou seja, vai exagerar e se frustrar.

6) Ao optar por refeições não saudáveis, evite comer por impulso. Planejar quando, quanto, com quem e onde, ajuda a comer de forma consciente. Saboreie cada pedaço do alimento, deguste, sem pressa, se concentre na refeição. Isso faz com que a vontade daquele mesmo alimento demore a voltar a acontecer.

7) Procure aliados. Ter restaurantes com comida saudável, marmitas fit e um congelador com opções que estão dentro de planejamento é fundamental. Quando for a um restaurante ou pedir pelo aplicativo, tente trocar guarnições por opções mais adequadas para você (caso não tenha no cardápio). Exemplo: troque as fritas do prato por legumes cozidos e sempre opte por refeições que tenham uma boa quantidade de legumes e verduras.

8) Stress também altera seu comportamento alimentar e, em consequência, seus resultados. Procure se perceber mais e em situações desse tipo tenha disciplina redobrada.

9) Saiu da estratégia, furou a dieta e se perdeu? Planeje e organize sua retomada. Desviar é natural, principalmente de forma consciente. Volte como nada tivesse acontecido.

10) Não deixe de ter vida social. Faça boas escolhas de cardápio optando por proteínas e evitando frituras, por exemplo ou coma antes de sair. E se não quiser, não coma por obrigação social.