Você Sabia?

Veja respostas para curiosidades e situações do nosso cotidiano que envolvem o conhecimento científico.

Por que a Península Ibérica foi a pioneira nas grandes navegações?

Compartilhe: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

Esta é uma pergunta frequente entre os estudantes: por que a Península Ibérica foi a pioneira nas grandes navegações?
 
Porque a partir do século XV, com a crise do feudalismo, a Europa passava por uma transição política. Neste contexto, começaram a se formar os estados nacionais. Destes, os primeiros foram Portugal e Espanha, que conseguiram unificar seus reinos antes dos demais países europeus. 

Este fator político, aliado à posição geográfica, foi determinante para que os países ibéricos fossem os pioneiros nas grandes navegações. A expansão marítima era necessária, pois a economia dependia das especiarias vindas da Ásia e era indispensável buscar um novo caminho apara as Índias, já que os custos das viagens terrestres eram cada vez maiores, diminuindo o lucro deste comércio.

 Os estados Ibéricos, que já desenvolviam novas técnicas de navegação - como no caso de Portugal, com a Escola de Sagres – lançaram-se em busca de um novo caminho para as índias, por via marítima. 

Acesse este conteúdos complementares:

PodVest - O pioneirismo português nas grandes navegações

PodVest- Pioneirismo ibérico

PodVest- Expansão marítima espanhola

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.