Acontece

Últimos acontecimentos mundiais comentados e contextualizados.

Santos Dumont X irmãos Wright

12/08/2016 · 12:00 · atualizado em 11/01/2021
Afinal, quem inventou o avião?

A presença de uma réplica do 14 Bis na abertura das Olimpíadas, que com efeitos de computação gráfica pode sair do centro do Maracanã e sobrevoar os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, foi um dos pontos principais da cerimônia, mas também retomou uma antiga polêmica história: quem, afinal, teria inventado o avião? Dumont ou os irmãos Wright?

Muitos norte-americanos mostraram indignação nas redes sociais com o destaque dado ao voo do 14 Bis em Paris e o pioneirismo atribuído à Santos Dumont. Para eles, quem inventou o avião foram os irmãos Wright.

Entendendo a questão

Segundo relatos históricos, a primeira pessoa a realizar experiências com máquinas “mais pesadas que o ar” não teria sido nem Dumont nem os Wright. O alemão Otto Lilienthal, entre 1891 e 1896, realizou experimentos produtivos com planadores, mas teve uma carreira breve, pois em 1896 um dos seus protótipos perdeu a sustentação e caiu, tirando sua vida.

Embora curtas, sua carreira e experiências tornaram-se inspiração para dois irmãos que construíam bicicletas em Dayton, nos Estados Unidos. A partir dos passos de Otto Lilienthal, Wilbur e Orville Wright realizaram melhorias nos planadores a fim de criar uma aeronave.

Na mesma época, em 1901, na França, o brasileiro Alberto Santos Dumont começava a colocar seu nome na história. Com seu balão dirigível (o Número 6), conseguiu contornar a Torre Eiffel, provando a possibilidade de fazer um aparelho voar com rota preestabelecida e com controle de sua velocidade.

Dois anos depois, os irmãos Wright colocaram um motor em seu aeroplano Flyer e, em dezembro de 1903, voaram na praia de Kitty Hawk, na Carolina do Norte. Entretanto, esse aparelho tinha uma peculiaridade: para sair do chão, era necessário acionar uma catapulta (mecanismo que utiliza uma espécie de braço para lançar um objeto a uma grande distância). O feito, sem testemunhas, foi comunicado por telegrama.

Em 1906, Santos Dumont realizou o primeiro voo público de uma máquina “mais pesada que o ar”. O 14 Bis percorreu 220 metros sem tocar o chão, estabelecendo o primeiro recorde oficial da aviação.

Para reafirmar sua posição de pioneiro, Wilbur Wright decidiu ir para a Europa e realizar uma demonstração pública de seu avião, em 1908. O Flyer fez uma viagem de 120 quilômetros em 2 horas, algo nunca antes visto em meios de transporte que não fossem trens. Porém, ainda sem decolar por meios próprios.

A rivalidade entre Dumont e os Wright seguiu enquanto as melhoria nos protótipos encaminhavam-se para a aviação moderna. Em 1909, Santos Dumont fazia voos com sua Demoiselle, um primitivo ultraleve, enquanto os Wright incorporavam melhorias europeias em seu Flyer Model B.

A questão-chave

Alguns fatores essenciais separam Dumont dos irmãos Wright:

Uma das questões fundamentais no voo, a de tirar o avião do chão dando a chave da decolagem, foi resolvida por Santos Dumont. Seu voo além de ter sido executado publicamente, foi reconhecido por uma comissão internacional.

O primeiro avião a ser produzido em série na história foi invenção dele: o Demoiselle, de 1907. Um percursor ultraleve que teve seu projeto distribuído gratuitamente e que inspirou o desenho de vários outros.

Por mais que aos irmãos Wright tenha sido conferido o primeiro voo, o que tiraria de Dumont o título de “pai do avião”, com certeza é justo atribuir ao brasileiro o título de “pai da aviação”.

E você, concorda?

Saiba mais

> Santos Dumont

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.