Acontece

Últimos acontecimentos mundiais comentados e contextualizados.

De onde vem tanta graça?

29/09/2022
Como o sorriso ajudou na sobrevivência humana.

Indiscutivelmente sorrir é muito bom! Soltar aquela gargalhada e extravasar os sentimentos às vezes é o melhor remédio, tanto para melhorar o humor quanto para contribuir na saúde. Grande parte das pessoas não sabem, mas sempre que estamos alegres, bem humorados e damos uma boa gargalhada, trazemos benefícios para o nosso corpo, especificamente fígado, coração e aparelho digestivo. Interessante, não?

Rir é tão importante que várias pesquisas já foram realizadas na tentativa de descobrir o que estaria por trás dos risos e de como eles surgem. Recentemente, um estudo apresentou uma hipótese sobre o quão poderoso é o riso. De acordo com a pesquisa - que envolveu mais de cem artigos sobre o tema e foi publicada no site de divulgação científica The Conversation - a risada pode ter sido um instrumento de sobrevivência para nós seres humanos. Como assim?!

Uma forma de alívio?

Segundo Carlo Bellieni, responsável pelo estudo e professor da Universidade de Siena, para chegar a essa conclusão foi preciso condensar o ato de rir em três etapas principais: “perplexidade, resolução e um sinal de esclarecimento'', conforme descrito por ele.

Para o professor, rir está bem além de uma percepção de que as coisas estão fora dos eixos - é basicamente encontrar uma solução que altera nossas expectativas de normalidade. Ou seja, primeiro é necessário vivenciarmos uma situação incomum, estranha, algo que nos provoque um sentimento de ausência de concordância. Em seguida, experimentar a preocupação de como resolver ou superar a situação, e, por último, liberar o riso como um sinal de aviso aos outros de que não é necessário temer, uma forma de alívio.

Fim do medo

Conforme descrito no The Conversation, o ato de rir pode ter sido um sinal utilizado há milênios para mostrar aos outros que a ameaça passou. Como escreveu Bellieni, é por este motivo que dizemos que rir é contagioso: porque nos une, nos torna mais sociáveis e nos faz sinalizar que o medo ou a preocupação chegaram ao fim.

É mais ou menos quando lembramos de uma situação de sufoco vivenciada anos atrás e começamos a rir. No momento, ela pode ter causado medo, estresse, ansiedade, mas hoje provoca gargalhadas porque tudo passou ou foi resolvido e não há mais o que temer.

Chorar e rir são importantes para o organismo

Assim como o choro, o riso tem uma forte importância para a nossa fisiologia. Ele é um mecanismo de liberação para o corpo. Os centros cerebrais que regulam o riso também controlam emoções, ansiedades e medos.

Mas existem ainda muito mais razões para rir do que imaginamos: as endorfinas propiciam a sensação de bem-estar orgânico, relaxando músculos e vasos; ajudam a normalizar a pressão arterial, protegendo o coração de infartos e o cérebro de derrames; e fortalecem o sistema imunológico de defesa ao produzir anticorpos contra bactérias, vírus e agentes tóxicos causadores de alergias.

Quanto maior a intensidade do riso, maior é a síntese de endorfinas pelo cérebro, no sistema límbico, mais precisamente, no centro do prazer. Essa intensidade faz com que seja maior a concentração de endorfinas em toda a economia corporal. O bem-estar é tão grande que estas substâncias são chamadas de “hormônios da felicidade”. Por este motivo, o humor é muitas vezes usado como ferramenta em diversos ambientes hospitalares.

Riso e seleção natural

Para Bellieni, o riso pode ter sido mantido pela seleção natural para ajudar na sobrevivência humana. Pela perspectiva da evolução, é possível que esse comportamento tenha sido essencial na construção de uma consciência de perigo e autopreservação.

O hábito de rir ajudou os grupos a se comunicarem em momentos de tensão, trazendo segurança. Segundo ele, o ato de rir cria laços e vínculos de confiança entre os indivíduos, o que culminou na formação das nossas sociedades atuais.

Dicas para se tornar mais alegre e feliz

Primeiro ponha sua vida em ordem. Falta de tempo para sorrir e ser feliz é falta de método e organização. Como a felicidade vem do interior da pessoa, é preciso querer, desejar, aspirar ao direito de ser feliz. Por isso, invista na sua qualidade de vida: relacione-se com a natureza, coma com calma, faça leituras saudáveis e positivas, relaxe nos finais de semana, e, principalmente, antes de dormir, tenha uma alimentação balanceada com cereais, verduras, legumes, frutas, ovos e carnes brancas, pratique esportes e faça terapias naturais. Alegre o seu corpo e mente.

Além disso, ame-se, estime-se e valorize-se. Tenha atitudes positivas diante de tudo e procure afugentar-se de culpas. Reúna-se com amigos para contar histórias alegres e piadas, inclusive no ambiente de trabalho. Ria até na adversidade! Procure o lado engraçado dos acontecimentos e goze a vida, faça tudo que é bom para você.

Lembre-se, rir é um bom remédio e ainda por cima gratuito!

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.