Nutrição

O açúcar escondido

O excesso de açúcar traz diversos malefícios para nossa saúde

A organização mundial de saúde recomenda um consumo de até 10% de açúcares simples adicionados em nossa alimentação diária, mas sugere que esse consumo fique mais próximo de 5%. Isso representa em uma dieta de 2000kcal cerca de 50 gramas de açúcar. O brasileiro consome em média, segundo o ministério da saúde, cerca de 80 gramas por dia, ou seja, muito mais que a recomendação mundial.

O excesso de açúcar traz diversos malefícios para nossa saúde, como as cáries dentárias, excesso de peso, doenças coronarianas, colesterol alto, diabetes mellitus, gastrite, gordura no fígado, entre outras.


Sabemos que muitas das guloseimas que comemos estão cheias de açúcar, mas será que sabemos onde estão os açúcares escondidos nos outros alimentos? Ele está presente nas bebidas e sobremesas lácteas como sorvetes, iogurtes sabor de frutas e petit-suisse, em bolos, biscoitos, bolachas, pudins, cocadas, gelatinas com sabor, paçocas e em alguns tipos de pães, bebidas industrializadas como refrigerantes, sucos em pó, sucos de caixinha, néctares de frutas, chás de caixinha ou lata etc. Devemos ressaltar que nem sempre o açúcar do produto que você comprou se encontra escrito dessa maneira no rótulo. Podemos encontrá-lo sob diversas denominações, como glicose, sacarose, maltose, dextrose, xarope de açúcar, xarope de agave, açúcar invertido, melaço, glucose, frutose, lactose, maltodextrina, xarope de milho, xarope de arroz, açúcar mascavo, açúcar demerara, mel, extrato de malte, galactose, xarope de malte, néctar, glicose de milho.

E onde eles estão “escondidos”? Conforme podemos observar no quadro abaixo, diversas bebidas industrializadas e alguns alimentos possuem uma quantidade bastante elevada. Por isso, acostume-se a ler o rótulo, a lista de ingredientes e a informação nutricional.

Alimentos e Bebidas Porção

Quantidade média de açúcar

Refrigerante 350ml 38 gramas
Néctar 200ml 26 gramas
Guaraná natural 290ml 27,5 gramas
Chá mate 300ml 25,5 gramas
Achocolatado 200ml 28 gramas
Bebida láctea adocicada 180ml 29 gramas
Bebida a base de soja 200ml 22 gramas
Bebida isotônica 500ml 30 gramas
Bisnaguinhas 4 unid. 10 gramas
Geleia de morango 1colher 10 gramas
Iogurte sabor morango 1 pote 21 gramas
Ketchup 3 colheres 10 gramas
Pizza de queijo 1 fatia 7 gramas
Biscoito tipo maisena 7 unid. 9 gramas


O consumo de açúcar diário pode ser muito alto e o melhor que podemos fazer é preferir alimentos naturais e minimamente processados. É interessante, caso você perceba que está exagerando no açúcar, ir diminuindo aos poucos. Fique atento ao açúcar das bebidas, troque pelos chás feitos em casa, pelo suco de fruta natural e pela água, aproveite o açúcar natural dos alimentos, capriche nas frutas e leia o rótulo sempre. Ter saúde é fundamental, cuide da sua se prevenindo.

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.