Nos Tempos do Coronavírus

Aqui os pais encontram dicas para lidar com o recesso escolar.

O estudo a distância II

Compartilhe: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

A oferta de soluções alternativas de educação a distância para minimizar os impactos do recesso escolar foi feita de forma emergencial e todos ainda estão aprendendo com esse processo, mesmo aqueles que já faziam uso de soluções de educação a distância.

Reunimos, em dois textos, algumas dicas para os pais que enfrentam esse processo. Se você já leu o artigo O ESTUDO A DISTÂNCIA I, vamos em frente. Se não o fez, pedimos que leia antes de prosseguir com este.

Dever de casa
Bem, agora todos os deveres são em casa. Mas estamos falando do cumprimento das tarefas passadas por professores. Se em tempos normais o dever de casa é uma estratégia de reforço de conteúdo, agora é muito mais importante, porque ele nos dá pistas se o conteúdo ministrado online foi apreendido pelo aluno.
Reserve um horário para essas tarefas. Concilie com o horário de atividades online proposto pela escola. Assim, se o aluno estudar online de manhã, peça que faça os deveres à tarde e vice-versa, tal como ocorria em tempos normais.

Interação com os colegas
Este deve estar sendo o item mais difícil para crianças e adolescentes. Acostumados aos grupos de amizades, às brincadeiras em conjunto, aos segredos compartilhados, eles se ressentem muito dessa falta.

Tente proporcionar essa interação aos seus filhos, além do que é proposto pela escola. Combine com outros pais e escolha uma solução que permita conversas instantâneas. Algumas têm limite de usuários e podem ser usadas para pequenos grupos, mas há outras, gratuitas, que podem ser usadas por até 50 pessoas.

Todas as nossas dicas só terão valor se os pais participarem ativamente do processo, apoiando e ajudando seus filhos e, principalmente, estimulando-os, dizendo que a situação é passageira e que todos estão se protegendo.