Usuário Senha




    

TEMAS ATUAIS




Os acontecimentos mais recentes do Brasil e do mundo estão sempre presentes nas provas e redações de vestibulares de todo o país. Para não ficar por fora, confira as matérias publicadas toda semana nesta seção!


Para espanhóis, Franco oficialmente não foi ditador


Além da crise econômica que vem assolando o país, a Espanha esteve às voltas, no último ano, com uma nova polêmica. Criado para contar a história dos principais homens públicos espanhóis, o Dicionário Biográfico Espanhol não se refere a Francisco Franco, ex-dirigente do país de 1936 a 1975, como ditador. Mesmo após um sem número de críticas de espanhóis e estrangeiros, a Real Academia da História, responsável pela obra, garante que não vai alterar o seu conteúdo.

Encomendado pelo então presidente do governo José Maria Aznar, o Dicionário Biográfico Espanhol é uma obra de 50 volumes financiada com fundos públicos para reunir as biografias dos principais personagens da história espanhola. Ignorando os julgamentos sumários com penas de morte impostos por Franco, a obra relata que o generalíssimo montou um regime autoritário, mas não totalitário. Ela vai além e justifica a aliança do espanhol com os regimes nazistas e fascistas de Alemanha e Itália como necessária pela falta de possíveis mercados e pela hostilidade de França e Rússia na ocasião.

O mais incrível é que o autor, Luis Suárez Fernandez, ex-alto integrante do regime franquista, garante que seu texto foi baseado em notícias e documentações da época! Pelo visto, passou despercebido a Fernández um fato crucial na história da Espanha: a própria chegada de Franco ao poder.


Contrário à vitória dos partidos de esquerda nas eleições de 1936, o então chefe do Estado-Maior Central liderou e executou um golpe de Estado! Mesmo sem ter o apoio da maioria das grandes cidades e das regiões industriais, Franco deu sequência ao seu plano e levou o país a uma Guerra Civil.

Nesse período, Francisco Franco passou a contar com o apoio dos regimes ditatoriais nazista e fascista da Alemanha e da Itália que, anos mais tarde, jogariam a Europa na II Guerra Mundial. A própria Guerra Civil na Espanha foi uma espécie de teste para os exércitos dos dois países, que já planejavam incursões maiores sobre o Velho Continente. Após a Guerra Civil, o regime de Franco passou a perseguir opositores, eliminando a resistência através de repressão, tortura ou fuzilamento até 1975, quando o então chefe de estado morreu.

Definição de ditador

Pelo visto, o problema deve estar na definição de ditador para o biógrafo de Franco. Segundo o dicionário Caldas Aulete, ditador é uma pessoa autoritária, despótica, que exerce autoridade máxima em uma ditadura, que concentra em si o poder absoluto. Ainda pelo dicionário, ditadura é qualquer forma de poder exercida arbitrariamente, em que o Poder Executivo é soberano sobre o Legislativo e o Judiciário. Ou seja, tudo o que aconteceu no período de 39 anos em que Franco esteve no poder na Espanha.

Entretanto, a história depende do seu contador e, nesse caso, Fernández parece ser bastante leal ao seu antigo chefe. Ignorar a morte de milhares de pessoas e 39 anos de atrocidades parece ser algo inconcebível e inimaginável em um país tão culto como a Espanha, berço de museus como Prado e Reina Sofia e de gênios como Salvador Dali e Pablo Picasso. Aliás, esse último retratou em uma de suas obras mais famosas, Guernica, uma das milhares de atrocidades praticadas por Franco, o bombardeio da cidade espanhola de Guernica, em abril de 1937, por aviões alemães que apoiavam o golpe de Estado.

Seja o que o Dicionário Biográfico Espanhol diga oficialmente sobre Franco, a verdade, nesse caso, não tem como ser escondida. Ainda que seja prática comum de ditadores considerarem seus golpes como grandes feitos, no final, a história comprova com números e fatos o mal que eles fizeram a seus países. Ditadura é crime contra os milhares de mortos pelo regime e um crime ainda maior contra o futuro de uma nação.



Matérias Anteriores




JORNAIS E REVISTAS

Confira aqui os links para os principais jornais e revistas do Brasil e do mundo!

       Copyright© 2001 - 2014 Escola24horas S.A. Todos direitos reservados.