Temas Atuais

Os acontecimentos mais recentes do Brasil e do mundo estão sempre presente nas provas e redações de vestibulares de todo o país. Para não ficar por fora, confira as matérias publicadas!

Fidel Castro: as contradições de um líder

Compartilhe: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

Ao morrer, em novembro de 2016, Fidel Castro deixou um rastro de amor e ódio, sem comparação com qualquer liderança política da atualidade.

Fidel foi uma das figuras mais importantes da geopolítica mundial, sobretudo quando se trata do continente americano, onde suas ações, em Cuba, influenciaram movimentos que resultaram em profundas alterações nas dinâmicas e nos rumos sociais, políticos e econômicos de diversos países americanos.

 

É importante lembrar que o líder cubano foi o primeiro a conseguir conduzir uma Revolução no continente e implantar um sistema socialista no "quintal" norte-americano e provocar uma crise internacional que durou décadas.

Ainda no início do século passado, antes da promulgação da constituição cubana, o senado estadunidense elaborou e aprovou um dispositivo legal, chamado de Emenda Platt, inserido na Constituição cubana , que autorizava os Estados Unidos a intervir no pais a qualquer momento em que interesses de ambos os países fossem ameaçados. Na prática, isso tornava Cuba um protetorado americano.

Ao liderar o processo que culminou com a Revolução Cubana, Fidel Castro apresentou argumentos contrários aos benefícios exclusivos à expansão capitalista estaduniense no território centro-americano e destacou Emenda Platt como contrária aos interesses cubanos.

Os resultados do processo revolucionário já estão claros na história: socialismo nas Américas, alterações geopolíticas internacionais, embargo econômico, inúmeras crises na Guerra Fria, dentre outros.

Mas, é bom destacar que havia um interesse das lideranças cubanas em atender às demandas sociais imediatas como nas áreas de saúde e educação, promoção da reforma agrária e melhoria na qualidade de vida da população.

Antes mesmo dos irmãos Castro tomarem o poder, os números educacionais e de saúde já eram importantes no país. Mas, após a liderança de Fidel, quase não há analfabetos e o sistema de saúde serve de exemplo para o mundo todo. O Estado é o responsável integral pela educação, como na Finlândia e na França, e estudantes do mundo todo buscam o país para fazer mestrado e doutorado na área de saúde e desenvolvimento social.

Cuba é uma das grandes lideranças em tecnologia da saúde e deu seu grande passo na amenização do embargo norte-americano com o desenvolvimento da vacina contra a mortal meningite B. O medicamento, VA-Mengoc-BC, único no mundo, abriu o caminho para o primeiro caso de transferência de tecnologia de Cuba para os Estados Unidos. Há vários exemplos dessa ordem.

Cuba tem avanços sociais importantes, mas não evoluiu na organização e liberdade política. Castro concentrou poderes e tratou com extremo rigor seus adversários. Este é um dos pontos negativos da revolução liderada por Fidel Castro.Segundo a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, que integra o Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos (junto com a Corte Interamericana de Direitos Humanos), diversos abusos sistemáticos foram cometidos contra dissidentes políticos. Constatou-se violações aos direitos fundamentais do ser humano: direito à vida, à liberdade e à segurança da pessoa do povo.

O percurso cubano no processo de revolução teve "altos e baixos". Há quem apoie a liderança dos irmãos Castro e muitos outros que os tratam como a própria personalização do mal.

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.