Papo Sério

Conheça o Parkour nas férias!

Esporte radical? Malabarismo?
Compartilhe: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

Esporte radical? Malabarismo? O Parkour é uma prática de difícil definição, que envolve elementos presentes nestas duas atividades, mas é na verdade uma arte que conta também com ingredientes das artes marciais. Disciplina, estudo dos movimentos e entendimento da filosofia desta arte estão presentes no cotidiano dos praticantes, chamados de traceurs (para os homens) e traceuses (mulheres). 

O Parkour, que também é conhecido como PK ou art du déplacement (arte do deslocamento) surgiu na França com David Belle, que utilizou algumas técnicas aprendidas com seu pai, ex-combatente da Guerra do Vietnã e as batizou com este nome. Ele tem como objetivo mover-se um ponto para outro da forma mais simples e eficiente possível, utilizando para isso o corpo humano. Por isso, quem o pratica deve se mover o mais rapidamente e usar o mínimo de energia que puder, transpondo os obstáculos de maneira fluente, como se eles fossem partes do corpo humano. O Parkour pode ser praticado, portanto, tanto em áreas urbanas, com mais escadas, grades e paredes, como em locais rurais, que contam com pedras, árvores e barrancos. Vale lembrar que não é um esporte de exibição ou algo parecido, os traceurs treinam pensando no autodesenvolvimento e em melhorar sua técnica.

Aqui em nosso país a história do Parkour começou em 2004, mais precisamente em Brasília e São Paulo, quando grupos de jovens começavam a estudar a filosofia e a tentar copiar os movimentos dos vídeos de David Belle. Na capital paulista, surgia o Le Parkour Brasil e em Brasília o embrião da Associação Brasileira de Parkour.

Os benefícios da prática

Um dos principais atrativos do Parkour é a falta de limites de espaço. Ele pode ser praticado em muitos lugares e é acessível a todos, bastando treino e disciplina para que os praticantes comecem a evoluir. Entre os benefícios, o melhor conhecimento dos limites do próprio corpo é um dos mais interessantes, já que proporciona maior equilíbrio entre mente e músculos, entre coordenação motora e resistência física.

A agilidade e o raciocínio rápido desenvolvidos podem ajudar tanto na prática de outros esportes como em outras atividades da vida dos praticantes.

Cuidados necessários

Uma atividade excessivamente física como o Parkour logicamente pode gerar alguns acidentes, muitos deles graves. Entre os praticantes mais experientes, porém, eles são minimizados por conta da disciplina, da capacidade de avaliação da dificuldade do movimento e do bom senso. Um novato jamais deve tentar determinadas ações que exigem, além de treino, conhecimento de suas limitações.

Recomenda-se o uso de um bom par de tênis esportivos, calças e camisas leves. A liberdade de movimento deve ser a preocupação principal no momento da escolha do vestuário. 

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.